6 de julho de 2009

Dilemas duma adolescente

A vida é feita de escolhas, algumas importantes e decisivas, outras nem por isso.
O ser humano, no seu geral, é muito indeciso e insatisfeito, o que torna algumas escolhas um bicho-de-sete-cabeças para muitos. No meu entender, acho que ninguém nunca está satisfeito com as escolhas que faz, por mais que pondere e que pense que tenha certeza de que é aquilo que está certo, porque depois quando a decisão já está tomada, normalmente, volta a ponderar se não era melhor ter decidido fazer as coisas de outra maneira.
Falo disto porque já há muito tempo que ando com um dilema que acredito que muitos também o tenham, a questão da universidade! Primeiro de tudo, acho caríssimo toda aquela porcaria das propinas. Depois, se decidirmos ir estudar para fora, para além das propinas, é mais o dinheiro para os transportes, para o alojamento, para a alimentação e sabe-se lá para mais o quê. No fim de contas, gastamos imenso dinheiro, para não falar do desgaste psicológico que temos na aprendizagem, para tirar uma licenciatura, para, no fim de 3 anos, termos a possibilidade de ficar no desemprego, tendo em conta como este mundo está!
Então, apesar de achar que não compensa nada ir para a universidade, ainda me encontro noutro dilema, que está relacionado com a escolha do curso! Normalmente, uma pessoa segue o que gosta, o que lhe cativa. Mas, sinceramente, há muitas profissões que estão a perder o seu lugar na sociedade, cada vez há menos lugares nas empresas, cada vez há menos emprego e pronto. Então, sendo assim, convém escolher um curso que tenha boas saídas profissionais e que, depois de tirá-lo, haja boas hipóteses de termos um lugar no mercado de trabalho mas, esses cursos, muitas das vezes, não são os que mais gostamos (-.-) e se não são os que mais gostamos, não estudamos com tanto entusiasmo e vontade, fazendo com que as notas não sejam as melhores. (Estão a perceber o meu dilema?)
Já há mais de um ano que ando a pensar que curso escolher e ainda me encontro na dúvida e a cada dia que passa, isto dá-me cada vez mais cabo da cabeça!
Mas pronto, foi um desabafo!

Sem comentários: